page loader

ENGENHEIROS Gestão financeira para a saúde de sua empresa

Engenharia

Contabilidade Consultiva para Engenheiros

A contabilidade é uma parte fundamental do negócio de engenharia como um todo. Para que a empresa sobreviva e continue no mercado, deve ser contratado um profissional que realize todos os trabalhos ligados às obrigações acessórias legais e tributárias.

Esse trabalho precisa ser realizado por um contador eficiente, portanto, se você está abrindo uma empresa de engenharia, não deixe de contratar profissionais responsáveis para atuar na área fiscal.

Como fazer a gestão financeira de engenharia?

A gestão financeira de uma empresa é fundamental para o bom andamento dos negócios, principalmente quando falamos em projetos de curto prazo como as construções. Geralmente, o profissional que cuida da contabilidade do escritório de engenharia fica responsável por realizar esses serviços. Isso facilita muito a dinâmica do empreendedor, que deve estar sempre atento aos custos de um projeto.

Quais os melhores formatos jurídicos e tributários?

Diferentes formatos jurídicos e tributários podem ser utilizados nesse segmento. Na área da prestação de serviços de engenharia e arquitetura, o regime do Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real podem ser utilizados. Já os formatos jurídicos podem ser Empresário Individual, Eireli ou Sociedade Limitada.

Já, se a empresa oferecer, além dos trabalhos de engenheiros, materiais de construção, o cenário muda e existe a possibilidade dela se enquadrar como construtora.

Contabilidade rural pode te ajudar no controle das finanças..

Você sempre deixa a contabilidade da sua fazenda para depois?
Muitas vezes, só quando acaba a safra conseguimos arranjar um tempo para colocar os números em ordem.
Mas isso só aumenta a bagunça dos dados. Fazer essa gestão na correria da lavoura pode parecer difícil, mas não precisa ser.

Controle Financeiro

O fluxo de caixa é importante dentro da contabilidade rural, pois é ele quem vai lhe mostrar as entradas e saídas que aquela atividade agrícola estão gerando.

Com ele você saberá o saldo que tem disponível, qual é seu capital de giro, e, assim poder usar o dinheiro corretamente caso ocorra uma gasto eventual.

É muito interessante que você tenha o controle das atividades da sua fazenda, juntamente com o financeiro.

Só assim é possível conhecer quais são as tomadas de decisões que irão aumentar a rentabilidade e o que já está funcionando.

Cálculos de encargos, aplicações financeiras, questões trabalhistas e Impostos de renda, indicado que você procure um contador especializado.

Quer saber mais ?