page loader

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL Ferramenta importante para tomada de decisões importantes.

about us

Cresça com a Luvita: Planejamento Empresarial

Uma das principais ferramentas utilizadas para administrar e gerir grandes empresas no mundo todo, ainda é pouca utilizada por empreendedores de pequenas e médias empresas no Brasil. Realidade essa que faz com que as empresas que não se utilizam do planejamento financeiro passem com maior dificuldade pela crise ou fechem suas portas durante a crise e muitas vezes acabam criando a sua própria crise interna.

Empresários, diretores e empreendedores, sejam eles pequenos, médios ou grandes, deveriam criar e analisar o planejamento financeiro de suas empresas. Anualmente para criar e mensalmente ou trimestralmente para analisar e modificar se necessários, o importante aqui e estabelecer quais são os seus resultados, acompanha-los e compara-los para ter embasamento financeiro em suas decisões.

Elaborar o planejamento financeiro pode ser mais simples do que parece, mesmo que não tenha um software para controlar as despesas, o seu contador pode ajuda-lo neste momento. Com uma planilha de Excel, separe as despesas, custos e receitas da sua empresa, lembrando que todo empreendedor que queira ser um administrador de sucesso, precisa saber a realidade da sua empresa, assim não misture as despesas pessoais com as da empresa.

PROJETAR

O passo mais importante é projetar os números por um período de no mínimo doze meses, prevendo mensalmente as oscilações do mercado em que atua, seja para receita ou para as despesas.

Quando alinhado a base inicial, sabemos que é uma projeção e projeções possuem variações positivas e negativas, desta forma é importante fazer outras duas projeções uma pessimista e outro otimista.

CONTROLAR

Com base em suas percepções, o mais importante é mensalmente fazer as comparações entre a projeção e o realizado.

ANALISAR

Quando sua projeção está muito fora do realizado, dependendo dos resultados, é importante refazer as projeções para os próximos meses e o principal: rever suas decisões com base nos comparativos e criar um plano de ação para alcançar os resultados esperados.

Bom planejamento a todos.

Quer saber mais ?